10 de mar. de 2010

Uma nova Fórmula 1. Novas regras, o velho Shume e quatro brasileiros.

Foto: Montagem/Lucas Pedrozo

A Fórmula 1 em 2010 marca a tentativa da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de tornar a categoria mais competitiva e atrativa para quem vai a pista ou assiste pela televisão.

São 12 equipes e 24 pilotos. As “velhas” e competentes: McLaren, Ferrari, Williams e Renault. As promessas: Mercedes, Red Bull, Force India e Toro Rosso. As incógnitas: Lotus, Hispania, Sauber e Virgen.

O Brasil vai ter quatro pilotos alinhando já na primeira corrida do ano, GP do Bahrein (14.03). Felipe Massa da Ferrari, mais uma vez é a maior esperança de vitórias e título para o país. Rubens Barrichello está de casa nova, na Williams espera conquistar pontos e subir no pódio. Lucas Di Grassi, espera poder colocar em prática os anos de aprendizado na categoria, vai guiar o carro da Virgin. Já Bruno Senna, trás o peso da comparação com o tio famoso Ayrton Senna, o piloto brasileiro vai estrear sem ter dado uma volta se quer para testar o carro da equipe Campos.

O ano de 2010 é ainda mais especial porque as pistas do mundo voltam a receber depois de três anos o heptacampeão Michael Schumacher, que vai correr pela equipe Mercedes.

A F-1 2010 também tem mudanças importantes nas regras. Agora, os dez primeiros colocados vão marcar pontos (25-18-15-12-10-8-6-4-2-1). Segundo, não vai existir mais o reabastecimento, apenas a troca de pneus.

Mas as mudanças não param, o treino continua dividido em três partes (Q1, Q2 e Q3), os dez melhores pilotos classificados no Q3 (fase final), vão ser obrigados a largar com os pneus que treinaram.

Resta saber como vão se comportar as equipes, os carros, os pilotos e os torcedores, nas 19 corridas do ano. A primeira luz verde vai ser dada no GP do Bahrein no dia 14 de março e a ultima bandeira quadriculada vai ser dada no GP de Abu Dhabi, no dia 14 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...Seu comentário é muito importante.