

Pneus melhores, novo motor e "push to pass" devem tornar provas mais agressivas
SÃO PAULO - As novidades técnicas introduzidas na Stock Car em 2010 devem trazer de volta as ultrapassagens e tornar as corridas bem mais animadas. A previsão otimista é do campineiro Xandinho Negrão (Medley), que chega a São Paulo para a abertura da temporada neste final de semana animado com os novos pneus e motor e o sistema "push to pass", desenvolvido para facilitar a troca de posições na pista.
Com a meta de alcançar os playoffs decisivos nas últimas quatro das 12 provas do calendário, Xandinho diz que - ainda que drasticamente reduzidos em sua duração original - os testes coletivos do início do mês no circuito paulistano deram uma boa amostra do potencial da categoria. "Os pneus são bem mais rápidos e não devem apresentar o desgaste acentuado daqueles do ano passado. O motor com bloco de alumínio, mais leve, está mais potente, cerca de 40 cavalos a mais que os que vinham sendo utilizados. O resultado é um carro bem mais prazeroso de pilotar", analisa.
A melhor ferramenta à disposição dos pilotos, no entanto, deve ser mesmo o "push to pass". Na verdade, trata-se de uma notável evolução em relação ao nitro empregado nas últimas temporadas e cuja eficácia sempre dividiu a opinião do meio da Stock Car. O ganho de até 30 cavalos de potência não conseguiu alcançar o objetivo de ampliar a competitividade das corridas, já que o piloto que estava sendo atacado se defendia com a mesma arma e neutralizava a ação do adversário. "A dinâmica será outra. A tendência é que as corridas fiquem bem mais animadas, com mais alternância de colocações", antecipa Xandinho.
O sistema, agora, é totalmente novo. "Os motores estarão com a potência limitada em 73% na maior parte do tempo e só atingirão os 100% durante 20 segundos quando uma borboleta for acionada no volante, ocasionando o acréscimo de potência de 50 cavalos. Como o mecanismo tem um tempo de reação em torno de quatro segundos, dificilmente o piloto que está à frente conseguirá evitar a ultrapassagem mesmo que utilize do mesmo recurso", explica Thiago Meneghel, engenheiro de Xandinho e atual bicampeão da categoria depois de trabalhar diretamente com Ricardo Maurício em 2008 e Cacá Bueno na última temporada. Segundo Meneghel, ao contrário do que ocorria até então, o sistema estará disponível durante toda a prova. "Haverá apenas um intervalo de três minutos até que volte a estar operacional depois de cada vez que for empregado", ressalva.
Meneghel elogia a atualização tecnológica da Stock Car. "Estávamos correndo com motores V8 de concepção bastante antiga, projetos da década de 60, com carburador. Estes novos são bem recentes, têm menos de dois anos e um moderno sistema de injeção eletrônica", descreve. Ex-piloto de kart e Fórmula Chevrolet, Meneghel acredita que as grandes equipes devem continuar um passo à frente no início do campeonato. "Estamos no segundo ano deste carro. Toda vez que muda o carro é natural que as diferenças caiam. Agora, já com a experiência de todo um campeonato, é provável que retornemos à realidade anterior."
A Stock Car entrará na pista de Interlagos nesta quinta-feira para uma sessão de testes de 45 minutos para cada um dos dois grupos, a partir das 15 horas e limite de 17 voltas por carro. Esses ensaios servirão para compensar o corte da carga horária da pré-temporada e avaliar se as alterações nos motores resolveram os problemas verificados no começo do mês. Na sexta-feira estão marcados os treinos livres, enquanto as tomadas classificatórias serão realizadas no final da manhã do sábado. Domingo, a largada será autorizada às 11 horas.
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