Ouvi muitas vezes a frase “Os mercados ‘pequenos’ vão acabar, quando os grandes chegarem”, e entenda aqui como grande os internacionais CARREFOUR, WALLMART e o ‘brasileiro’ EXTRA.
Mas estive pensando sobre isso e pude observar que os “pequenos” não vão ter nunca a força, o dinheiro, a publicidade e o faturamento das máquinas de ganhar dinheiro. Então por que não ser diferente? Porque não investir em coisas diferentes dos monstros do mercado do consumo de alimentos?
Esse é o “X” da questão!!!
Vou dar o exemplo dos mercados da cidade de Votorantim/SP (100 km da capital). Eles deveriam investir nos clientes, nas pessoas que vão com suas carteiras abarrotadas ou até mesmo com poucas moedas, deixar em seus caixas o “rico dinheiro” que sustenta e realiza os sonhos dos despreocupados empresários.
Os empresários dos “mercados pequenos” escolheram não bater de frente nos gigantes do consumo, mas batem todos os dias de frente com os clientes, batem de frente quando atendem mal ou nem atendem, batem de frente quando deixam 10 pessoas em uma fila, pois só existe um caixa aberto, batem de frente quando não dão opção de consumo, e querem fazer descer goela abaixo um único tipo de sabão em pó e esquecem que o produto não é líquido.
Optei pelos gigantes do consumo, também cheios de falhas e abusos, mas lá tem o que procuro! Eles também procuram não me perder como cliente.
Comércio de Votorantim/SP abre o olho - “se hoje tá bom do jeito que tá, pode piorar”, o povo não é bobo, as pessoas já estão mudando e procurando respeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado...Seu comentário é muito importante.