14 de jun. de 2010

Quebra do câmbio impedi tri de Jaime Melo em Le Mans

Problema na Ferrari tira brasileiro da liderança depois de largar da última posição em grid com 55 carros

Os planos de Jaime Melo de comemorar a terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans esbarraram em um problema com o câmbio do carro. A 78ª edição da corrida estava em sua décima hora, primeiros minutos do domingo (13) em Sarthe, noite brasileira de sábado (12), quando a Risi Competizione confirmou a retirada da prova da Ferrari F430 GT número 82, pilotada pelo brasileiro em trio com o italiano Gianmaria Bruni e o alemão Pierre Kaffer.

O trio conquistou a pole-position da classe GT2. Uma punição decorrente de irregularidades no aerofólio traseiro da Ferrari obrigou Melo a largar em último, num grid composto por 55 carros. O brasileiro cumpriu as duas primeiras horas de pilotagem e o passou a Kaffer em terceiro lugar na classificação da categoria, que teve 18 carros na pista. O alemão valeu-se do bom rendimento do carro, retomou o ritmo de ataque e assumiu a liderança da categoria.

Kaffer e Melo, em seus turnos e pilotagem, tiveram disputas fortes com Emmanuel Collard e Oliver Gavin, pilotos da Corvette Racing. Após sete horas e meia de corrida, contudo, o brasileiro reportou à Risi a ocorrência de problemas na seleção das marchas do carro. Sem mais opções, abdicou da liderança e procurou os boxes. “Foi um problema atípico, que nunca aconteceu. O câmbio é um dos pontos fortes da Ferrari. Faltou sorte, mesmo”, disse Melo.

O brasileiro citou a equipe, que “proporcionou todas as condições” para a prova de recuperação. “A gente tentou o melhor que podia, tudo estava perfeito. Demos o melhor que o carro permitiu, e isso talvez não tenha sido suficiente hoje”, declarou Melo, desapontado com o problema. “Nossa batalha com os Corvette, como todos viram, foi muito dura, e poderíamos ter levado aquele duelo até o final da corrida, mas hoje o câmbio não ajudou a gente”, lamentou o piloto brasileiro.

A vitória da classe GT2 ficou com o Team Felbermayr-Proton, que teve na pilotagem de seu Porsche 997 GT3 RSR os alemães Marc Lieb e Wolf Henzler e o austríaco Richard Lietz, com 338 voltas completadas. Melo e Bruni retomarão sua parceria no início de julho, na quarta etapa da American Le Mans Series. Eles são vice-líderes do campeonato dos Estados Unidos na classe GT2 com 55 pontos, 10 a menos que Jöerg Bergmeister e Patrick Long.

O domínio nas 24 Horas foi da Audi, que teve seus R15 TDi Plus nas três primeiras posições. A vitória foi do trio formado pelos alemães Mick Rockenfeller e Timo Bernhard e o francês Romain Dumas, que completaram 397 voltas, uma à frente do alemão Andre Lotterer, do francês Bénoit Treluyer e do suíço Marcel Fässler. Em terceiro, com 394, ficaram o italiano Rinaldo Capello, o escocês Allan McNish e o dinamarquês Tom Kristensen, todos da classe LM P1.

A classe LM P2 teve vitória do trio britânico formado por Nick Leventis, Danny Watts Jonny Kane, que obtiveram o quinto lugar na classificação geral com um protótipo HD ARX-01C, com 367 voltas. Na GT1, os vencedores foram o suíço Gabriele Gardel e os franceses Roland Berville e Julien Canal, que revezaram-se na pilotagem de um Saleen S7-R. O trio completou 331 voltas e finalizou a disputa das 24 Horas em 13º lugar na classificação geral.


foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...Seu comentário é muito importante.