

Piloto da equipe Stemco-Duroline chegou a ocupar a nona colocação, mas estratégia de pit stop não rendeu o esperado e com isso o brasileiro cruzou a linha de chegada na 20ª colocação na corrida disputada na noite de ontem nos EUA
O piloto Miguel Paludo, da equipe Stemco-Duroline, atingiu o objetivo de acumular o máximo de experiência em sua segunda participação na Nascar Truck Series, cruzando a linha de chegada no GP de Kentucky, disputado na noite de ontem no oval norte-americano com extensão de uma milha e meia.
Após estrear em Bristol com um excelente nono lugar, o único representante brasileiro nesta prova esperava mais uma vez conseguir um top-10. O gaúcho chegou a andar em nono e ocupava a 13ª colocação a menos de 15 voltas da bandeirada. Mas sua estratégia de parada para reabastecimento não rendeu o ganho esperado e Paludo teve que fazer um pit a poucas voltas do fim da prova. Com isso, cruzou a linha de chegada na 20ª colocação.
"É claro que gostaria de conquistar mais um top-10, mas eu sei que este é um objetivo ousado para um novato na Nascar Truck Series. Por isso, considerei bastante positiva esta segunda participação, porque aprendi bastante nesta longa corrida, completando a prova e andando em um ritmo forte em toda prova", diz Paludo.
O piloto da equipe Stemco-Duroline admitiu que sua evolução no rápido oval de Kentucky com o Tundra de 650 cavalos de potência foi progredindo a cada volta. Segundo os engenheiros da Toyota e da experiente Germain Racing, que prepara o carro do brasileiro, Kentucky apresenta algumas dificuldades para quem corre a primeira vez, como ondulações e velocidade acima de 250 km/h, que exigem mudanças aerodinâmicas da caminhonete.
"Ao longo da corrida, fui ganhando confiança, a tal ponto que conseguia fazer a curva 1 e a 2 sem tirar o pé do acelerador, algo que nem mesmo na volta de classificação eu conseguia fazer com tranqüilidade. Além disso, fui testando as trajetórias diferentes ao longo da corrida, experimentando as possibilidades de vácuo e trabalhando bem algumas ultrapassagens. Este é o tipo de aprendizado que busco nestas participações iniciais", afirma Paludo.
Único representante do Brasil a fazer a temporada completa na Nascar, competindo pela divisão de acesso K&N Pro Series East, Paludo está fazendo participações especiais neste segundo semestre nas categorias nacionais: ainda em 2010 fará mais duas provas na Truck Series e outra na ARCA.
"Meu objetivo é acumular o máximo de experiência para iniciar bem a temporada em 2011. Nesta prova em Kentucky aprendi bastante sobre as possibilidades de estratégia. O meu engenheiro-chefe até veio falar comigo depois da prova, pedindo desculpas porque acabamos perdendo algumas colocações, mas o time tomou a decisão e isso faz parte do jogo: pode dar certo ou não", diz Paludo, cuja janela de pits foi parecida com a de outros pilotos que também não tiveram tantos dividendos em Kentucky, como Kyle Busch, vencedor da prova em Bristol.
Neste sábado, Paludo já está em Dover, onde pretende conhecer de perto a pista da etapa da Nascar East, em 24 de setembro, quando a categoria fará preliminar das duas principais divisões dos EUA, a Nationwide e Sprint Cup.
A corrida de Kentucky será exibida hoje no Brasil, pelo Speed Channel, por volta das 18h, antes da transmissão da corrida da Nationwide.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado...Seu comentário é muito importante.