22 de mai. de 2010

Líder da Stock Car, Átila Abreu larga da terceira fila como estratégia


Seguindo conselho de Ingo Hoffmann, Átila Abreu não treina na superclassificação para poupar equipamento no Rio. Sondermann larga da 9ª fila.

Pensando nas peculiaridades do circuito do Rio de Janeiro, que recebe a quarta etapa da Copa Caixa Nextel Stock Car a partir das 11 horas deste domingo (23/5), o líder do campeonato Átila Abreu (Zinco Jeanswear/Baterias Líder/Santa Carolina/Hospital Santa Helena) seguiu os conselhos do campeoníssimo Ingo Hoffmann e não participou da superclassificação, treino que define a posição de largada entre os seis mais rápidos nos treinos classificatórios de sábado.

"Abrimos mão de brigar pelas duas primeiras filas pensando no desgaste de pneus. Estas cinco voltas a mais podem fazer diferença na corrida", avalia o mais jovem (22 anos) piloto da categoria, que vai largar do sexto posto. A pole position ficou com Allam Kodhair (Blaü Full Time), seguido de Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), Felipe Maluhy (Officer Pro GP), Thiago Camilo (Ipiranga Vogel motorsport) e Luciano Burti (Itaipava Racing Team), completando as seis primeiras posições.

A estratégia consistiu em não sair para o top qualifying, poupando pneus para garantir uma boa performance na prova, já que com o asfalto abrasivo da pista de Jacarepaguá o consumo de borracha é excessivo. Largando com pneus menos desgastados, as chances de se manter na liderança aumentam. A ideia foi pensada pelo diretor esportivo da AMG Motorsport (3M/Poliron/Beta), o multicampeão Ingo hoffmann, que conhece como ninguém a pista fluminense, já que acumula a impressionante e até hoje inigualada soma de oito vitórias.

"Tentamos largar na melhor posição possível, mas como estratégia, resolvemos economizar os pneus", analisou. "Esta pista castiga os compostos que é uma barbaridade, ela é muito abrasiva. Vamos ver se esta estratégia paga dividendos amanhã (domingo)", encerrou o doze vezes campeão da Stock Car.

Átila reforçou o discurso de seu mentor na equipe AMG Motorsport. "O bom é que estou largando novamente na frente. A pista do Rio é traiçoeira no calor que está previsto para a corrida. Só preciso tentar um bom ritmo para manter a liderança do campeonato e já me garantir nos playoffs", destacou o sorocabano.

E se classificando como o melhor estreante nesta etapa, Gustavo Sondermann (Aon/Icec/Cyrela) começará a prova da 9ª fila. "Demos uma boa evoluída no carro, agora ele está bom. Faltou encaixar uma volta inteira perfeita. Fiz duas voltas com tempos bem parecidos, mas em cada uma delas eu tive um trecho bom alternado com um ruim na volta seguinte, e por isso minha confiança para a corrida é grande. Agora temos de trabalhar pensando na corrida, pois o set up para amanhã (domingo) será muito diferente do de hoje", avisa Sondermann.

Confira os melhores tempos do grid de largada da quarta etapa da Stock Car:

1º) Allam Khodair (SP) - 1min18s455;
2º) Ricardo Mauricio (SP) - 1min18s541;
3º) Felipe Maluhy (SP) - 1min18s712;
4º) Thiago Camilo (SP) - 1min18s841;
5º) Luciano Burti (SP) - 1min18s974;
6º) Átila Abreu (SP) - 1min26s960;
7º) Norberto Gresse (SP) - 1min18s363;
8º) Marcos Gomes (SP) - 1min18s378;
9º) Ricardo Zonta (PR) - 1min18s400;
10º) Duda Pamplona (RJ) - 1min18s436;
17º) Gustavo Sondermann (SP) - 1min18s363.

A equipe AMG Motorsport tem patrocínio de 3M e Poliron, com apoio de Beta Ferramentas.

Visite www.amgcompeticoes.com.br
fotos: André Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado...Seu comentário é muito importante.