

Piloto gaúcho estreia nesta quarta-feira em uma das divisões mais prestigiadas dos EUA em Bristol, o oval de meia milha mais rápido do mundo e com incrível capacidade de 160 mil pessoas nas arquibancadas
Um dos principais eventos da temporada da Nascar começa nesta quarta-feira com uma especial participação brasileira: Miguel Paludo (Stemco-Duroline) fará sua estreia no tradicional Bristol Motor Speedway, considerado o oval de meia milha mais rápido do mundo e com capacidade de 160 mil pessoas, competindo na Truck Series, que estará reunida nesta semana com as outras principais divisões da Nascar, a Nationwide e a Sprint Cup.
Paludo fará sua estreia nesta nova categoria competindo com o modelo Toyota Tundra de 650 cavalos de potência, pela equipe Stemco-Duroline. A preparação do carro será feita pela Germain Racing, a mesma com que o gaúcho já trabalha na Nascar East, divisão de acesso pela qual estreou nos Estados Unidos no começo deste ano.
"Posso dizer sem exagero que estou realizando um sonho nesta quarta-feira aqui em Bristol. Poucos meses atrás, estive aqui como espectador e acompanhei a corrida da Nationwide. Agora, será a minha vez de acelerar nesta arena, uma das mais especiais da Nascar. Além de ser o oval de meia milha mais rápido do mundo, também é incrível correr em um autódromo com capacidade de 160 mil pessoas nas arquibancadas (equivalente ao dobro do estádio do Maracanã após recente modernização). Será uma sensação inédita em minha carreira", afirma Paludo, atual bicampeão da Porsche Cup brasileira e que iniciou sua jornada internacional neste ano nos EUA.
Outro desafio em Bristol é a forte inclinação do traçado - 36 graus nas curvas e 16 nas retas, fazendo com que a média horária beire os 200 km/h, algo incomum para um traçado curto, com pouco mais de 800 metros. "Pelo que a equipe me orientou, são apenas quatro segundos de reta. Dizem que os rookies (novatos) no começo prendem a respiração durante a volta, porque não há descanso em nenhum momento da volta e a velocidade é alta para este tipo de traçado", diz Paludo.
Apesar de não conhecer a pista, o brasileiro ao menos já fez um teste com o modelo da Nascar Truck Series em janeiro deste ano, em New Syrma, Flórida.
"Foi meu primeiro contato com um carro da Nascar, então foi uma experiência de adaptação, para conhecer as reações do modelo. Agora será diferente, porque são quase 40 carros participando da prova e terei que extrair o máximo de competitividade para andar bem. Em todo caso, sei que esta estreia será um novo desafio em minha carreira e por isso espero acumular o máximo de experiência possível nos treinos e na corrida, que é bem longa, com 200 voltas", diz Paludo.
Por reunir as três principais divisões da Nascar, a programação da Truck Series será feita toda nesta quarta-feira: duas sessões de treinos livres (às 10h e 12h), um treino classificatório (16h30) e a corrida à noite, às 19h30 (horário local, 20h30 em Brasília).
A vitória no ano passado desta prestigiada etapa da Nascar Truck Series foi de Kyle Busch, que compete também na divisão principal (Sprint Cup).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado...Seu comentário é muito importante.